A IMPORTÂNCIA DA AUTOSSUSTENTABILIDADE

sustentabilidade 2Vivemos numa sociedade onde o capitalismo sugere o consumo massivo de recursos vindos da natureza e de tudo aquilo que produzimos e temos à disposição. Isso nem é preciso dizer, pois a presença de capital traz consigo os conceitos de economia aquecida e, consequentemente, o consumo.

É impressionante a variedade de bens e produtos que encontramos disponíveis para a compra fazendo um simples passeio na rua. Parece que o mundo não tem limites na hora das compras. É importante alertar que a abundância de ofertas pode gerar desperdício e consumo desnecessário. Não estou aqui para ser moralista e dizer que consumir não é legal e tal, no entanto chamo a atenção para o fato ser autossustentável, consumindo aquilo que se julga fundamental para o bem estar e, além disso, também fazer com que a fabricação do produto até seu destino final não afete o meio ambiente ou que os danos sejam os mínimos possíveis.

Acho que, embora a cultura capitalista já esteja consolidada em muitos países do mundo, esse não pode ser um fator de desculpa para não se por em prática a autossustentabilidade que deve começar com cada um de nós. Parece banal, mas se você é daqueles que ainda joga papel nas ruas, pense no que está fazendo. Além de ser um comportamento de má educação, que depõe contra aquele que o faz, isso é altamente prejudicial ao planeta. A autossustentabilidade é sinônimo de um mundo mais saudável, com vida longa e esperança de um futuro melhor para as crianças e os jovens que serão os principais beneficiados. sustentabilidade 3

No geral, creio que a consciência das pessoas com relação à preservação do planeta tem melhorado no Brasil e no mundo, embora ainda falte muita coisa. Não posso acreditar que os EUA, que são o segundo país que mais emite gases poluentes no mundo, não esteja nem aí para o tratado de Quioto, que visa a diminuição da emissão de gases. Estamos no século XXI, um período onde cada vez mais as pessoas têm acesso à informação, o que não representa, necessariamente, maior consciência da necessidade de se auto sustentar.

Não deixe o futuro para depois, comece já, faça-o no presente.

Até mais, Gigi

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *