CONHEÇA UM POUCO SOBRE AS PRINCIPAIS NOTAS DAS FRAGRÂNCIAS DOS PERFUMES

Quando se faz um perfume, as notas que estão em sua composição é que dão suas características principais e fazem cada perfume ter seu aroma único e personalizado. As notas dos perfumes são divididas em: de saída, de coração, de fundo, mas você sabe o que isso significam as notas?

Significam que cada uma dessas notas olfativas dá uma qualidade diversa ao aroma de cada elaboração de um perfume, dependendo de como são combinadas e de sua quantidade. Vamos conhecer essas notas mágicas que criam verdadeiras poções de emoção ao sentir um aroma, uma fragrância que são como joias únicas e raras que adornam nosso corpo.
Resultado de imagem para FRAGRÂNCIAS

Vamos conhecer  a notas dos perfumes!

Topo/cabeça: (Notas de saída) São as notas mais breves de um perfume em apenas poucos minutos, elas se evaporam e não sentimos mais seu odor. É a primeira impressão de uma fragrância, passados os primeiros minutos 15 ou 30 minutos, se sentem as notas de coração, que revelam sua verdadeira personalidade. Podemos citar como exemplo: notas cítricas, frutais, ervas e o gengibre.

Coração/Meio: Costumam durar até 2 horas, dependendo da pele e ingredientes que a compõem e mostra toda a fascinação de um perfume e são mais suaves, como exemplo temos a lavanda, jasmim, gerânio e rosas.

Base/Fundo: Nestas notas estão os aromas de longa duração, demoram cerca de 30 minutos para serem percebidas, mas são a alma de um perfume, surgem no fim da evaporação das notas de coração e podem perdurar por mais de 8 horas.

E depois das notas temos também as famílias olfativas que se dividem em:

Cítricos: são as fragrâncias de frutas cítricas como o limão, laranja, maça verde, mandarim, bergamota e outros. As fragrâncias cítricas são mais leves ideais para o clima tropical brasileiro.
Resultado de imagem para Cítricos NOTAS DAS FRAGRÂNCIAS

Floral: como o próprio nome diz são fragrâncias de flores como jasmim, rosas, gardênias, angélica, lírio, lavanda e outras flores. Esse aromas adicionam um toque romântico e feminino ao perfume.

Oriental: São notas mais aveludadas e quentes que são mais adocicadas, são fortes e sensuais como a baunilha e âmbar.

Frutal: São aromas de frutas como morango, Kiwi, pêssego, maçã, lichia, cereja, framboesa, amora, etc.

Amadeirado e musges: Estabelecem a base da composição e reforçam os outros elementos, podem ser notas de saída ou de coração. São o cedro, jacaranda, salgueiro, sândalo, Vetiver, patchouli, etc.

Aromático: São notas mais energizantes como salvia, tomilho e lavanda, geralmente acompanhado de notas cítricas e apimentadas, muito usado na perfumaria masculina.

Fougère: São notas de folhas e gramas verdes recém-cortadas picantes, penetrantes e intensas como o galbanum que é uma resina que se encontra em uma folha longa, folhas de figueira que tem um aroma verde agridoce, folhas de figo, etc.

Especiados: Os perfumes tipo oriental e amadeirado possuem geralmente especiárias como canela, cravo, noz moscada e pimenta.

Chipre: São combinações com aromas de musgo de carvalho, cistus labdanum, patchouli e bergamota, usadas em perfumes marcantes.

Como vimos os perfumes são pequenos frascos cheios de mistérios e emoções que cada gota em contato com nosso corpo pode desvendar um mundo particular de aromas para cada pessoa que os usa. É como aquela nossa roupa preferida que nos cai bem, uma coisa muito particular para cada um. Agora é só você aproveitar todo esse conhecimento sobre as notas das fragrâncias e escolher aquele que mais te agrada e desfrutar do mundo maravilhoso dos aromas, desvendando seus segredos.

Fontes:

https://www.fragrantica.es/notas

http://trendsperfumes.com/notas-olfativas-topocabeca-coracaomeio-e-basefundo-o-que-sao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *