CUIDADOS PÓS-PARTO

Após o parto, um momento muito especial na vida, não é só o bebê que necessita de cuidados, mas também a futura mamãe necessita de certos cuidados para se recuperar bem e usufruir de todas as fases deste momento único da vida.

Após o parto temos o período conhecido como quarentena, puerpério ou resguardo que são os 40 dias após o nascimento do bebê, um momento importante para a recuperação da nova mamãe.

Mas o que acontece com seu corpo após o parto?

O útero cresce em torno de 50 vezes na gestação e depois do parto ele inicia a se contrair aos poucos, retornando ao normal até o final do primeiro mês após o nascimento do bebê. Durante esta fase é normal sentir algumas cólicas.

Um corrimento vaginal acontece entre 20 e trinta dias e depois deve parar naturalmente, entre 4 á 6 meses após o parto a menstruação deve retornar, existem mulheres que só menstruam depois de parar de amamentar.

No período pós-parto ocorre a queda drástica nos níveis hormonais, provocando um pouco de desânimo e tristeza que pode durar em torno de 15 dias. Você que é uma mãe recente deve estar atenta, porque se esses sentimentos persistirem por muito tempo pode estar associado à depressão pós-parto. Procure ajuda médica e da família porque esse tipo de depressão se não tratada pode evoluir para um quadro mais grave de depressão, se informe e se for o caso procure ajuda médica.

Com a amamentação é produzido o hormônio ocitocina (conhecida como o hormônio do amor) que promove a redução do volume abdominal. Outro hormônio produzido nesse período é a prolactina, que é responsável pela produção do leite materno.

A recuperação leva algum tempo, por isso é preciso ter um pouco de paciência neste período delicado. Vamos citar alguns cuidados essenciais e básicos que a nova mamãe deve ter após o parto, são cuidados simples, mas importantes para uma recuperação saudável e plena.

Quando já estiver em casa:
Resultado de imagem para mãe com bebe dormindo

1- Deve procurar repousar enquanto seu bebê dorme: Aproveito o tempo em que seu bebê dorme e relaxe o máximo que puder para depois estar bem para cuidar de seu bebê.

Resultado de imagem para proibido lavar louça
2- Não fazer esforços físicos: Nada de aproveitar o tempo livre para limpar a casa, o melhor é sempre ter alguém para te ajudar nos afazeres domésticos como uma amiga, sua mãe, seu marido, etc.

3- Não carregar peso em excesso.Resultado de imagem para mulher comendo fruta

4- Se alimentar bem com uma dieta equilibrada, porque neste período é importante uma boa alimentação para auxiliar na produção de leite. Evite alimentos gordurosos, café, chocolate e refrigerantes que contém substâncias que passam ao leite materno provocando cólicas no bebê. Coma principalmente frutas e verduras frescas.

5- Beber de 2 á 3 litros de água por dia. Sempre beber um copo de água antes de amamentar e outro depois da amamentação. Isso favorece a produção de leite.

6- Dirigir não é recomendado no primeiro mês após o parto normal ou cesária, porque a cicatrização pode ser prejudica.

7- Exercícios físicos somente após 45 dias, ou você pode fazer caminhadas leves depois de 30 dias, mas sempre com moderação.

Resultado de imagem para proibido relações sexuais8- Relações sexuais não são recomendadas nos 30 primeiros dias após o parto, porque o processo de cicatrização ainda não foi completado, tanto parto normal ou Cesária, existe o risco de ocorrer infecções.

9- Abaixar-se, apenas se mantiverem a coluna ereta, poupando a sua coluna.

10- Depilação você pode fazer se estiver se sentindo bem para isso.

11- Tintura nos cabelos não é recomendado utilizar produtos como amônia ou formal, que são produtos prejudiciais ao bebê, enquanto você estiver amamentando. Uma tintura a base de Henna é a mais recomendada.

12- Subir escadas, se não estiver sentindo dores não tem problema.

13- A Drenagem Linfática Manual é um ótimo método para voltar à forma física pode ser realizada antes do parto, durante os dias que a mamãe fica no hospital ou ainda após o parto, reduzindo os acúmulos de líquido e inchaço no corpo. O importante é sempre perguntar a opinião do seu médico e fazer essa massagem com cautela, com um profissional capacitado para isso.

Resultado de imagem para limpeza de pele14- Você pode também cuidar da pele do seu rosto que devido às alterações hormonais sofridas neste período pode estar um pouco mais oleosa, em alguns casos surge um pouco de acne. Um tratamento simples é uma boa limpeza de pele para amenizar a acne e purificar sua pele, sempre feita por um profissional capacitado para isso, como um Esteticista.

Acontecem muitas transformações físicas e emocionais na vida de uma nova mãe, mas aos poucos a vida vai retornando ao equilíbrio natural, sempre com muitas emoções novas, muita coisa para se aprender e com uma nova vida em que você será a maior responsável pelo seu bem estar. Ser mãe é mais uma fase da vida em que aprendemos a se adaptar, transformar velhos hábitos em novos e acompanhar esse novo ser ao longo da vida. Tudo muda e se transforma e vemos o mundo com outros olhos, porque enxergamos outros pontos de vista que até então eram ignorados.

Boa recuperação a todas as recentes mamães!

Fátima Mendes

Referências:
http:// revistacrescer.globo.com /Gravidez/Pos-parto/noticia/2014/01/o-que-e-permitido-ou-nao-na-quarentena.html
http:/ /desenvolvimento-infantil.blog.br/ pos-parto-quais-cuidados-a-mae-deve-ter/
http:// revistacrescer.globo.com /Revista/Crescer/0, EMI75890-10498,00.html
https:// www.abcdasaude.com.br /ginecologia-e-obstetricia/ cuidados-pos-parto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *