DICA DE BELEZA PARA VOCÊ ELIMINAR RUGAS, MANCHAS E REJUVENESCER!

O Natal está chegando e o fim do ano está logo ali, claro que a maioria das mulheres começa a se preocupar em estar bem nas comemorações junto com os amigos e família e a aparência já começa a ser uma preocupação fundamental nesta época. Vamos dar algumas dicas de como ter uma pele mais saudável e bonita e tratar e minimizar as pequenas rugas e manchas da pele do rosto, falando um pouco sobre os, tratamento prático e versátil, sendo o queridinho das clínicas de estética.

Claro que se falando de manchas, o fundamental é sempre você usar durante o ano todo um filtro solar adequando a sua pele, no mínimo FPS 20 para o dia a dia, isso vai prevenir e diminuir o aparecimento das manchas, mas se elas já estão instaladas na sua pele você pode fazer alguns tratamentos que ajudam a clarear as manchas e deixar a sua pele com um aspecto mais uniforme como por exemplo fazer um peeling com um Esteticista ou Dermatologista.

Resultado de imagem para limpeza de pele

O termo peeling se origina do inglês to peel que significa descamar, pelar a pele, através de agentes químicos que provocam uma descamação controlada da pele e pós-regeneração da mesma.
O peeling químico é uma das técnicas mais usadas atualmente na estética e mais procurado nas Clínicas e Consultórios para tratar os transtornos estéticos: como rugas, manchas, cicatrizes de acne, sardas, envelhecimento da pele, etc. Sendo um tratamento geralmente rápido e com ótimos resultados, podendo ser feito também nas mãos.

Os tipos de produtos mais usados pelos profissionais da estética para realizarem os peelings químicos, são os betaidroxiácidos (AHAs) e os alfahidroxiácidos (BHas).Os Ahas são muito potentes e eficientes para reduzir os sinais de envelhecimento como manchas senis, linhas finas, rugas e tratamentos da acne. Alguns exemplos de AHas são ácido glicólico (derivado da cana-de-açúcar), ácido lático (derivado do leite), ácido málico (derivado da maçã e frutas cítricas), ácido tartárico (extraído da uva), ácido mandélico (extraído das amêndoas amargas).
Resultado de imagem para limpeza de pele

O único BHas é o ácido salicílico, derivado da casca do salgueiro, das folhas de gualteria e da bétula, usado para tratar manchas, redução de linhas finas, diminuir a aspereza da pele e principalmente para o tratamento da acne. Muitas formulações de cosméticos para uso domiciliar possuem concentrações baixas deste ácido, principalmente em sabonetes para acne, o seu dermatologista pode indicar produtos e formulações para uso em casa.

Você conhece os principais tipos de peelings químicos?

De acordo com a sua concentração os peelings químicos são divididos em: muito superficial, superficial, médio e profundo. Os utilizados pelo Esteticista são o superficial e médio que variam com formulações de 20% a 30%. Os peelings médicos variam de 50% a 70%, que são bem mais agressivos. Para você conhecer um pouco mais e ver o que é mais adequado ao seu problema, os peelings podem ser:

1- Muito Superficial: É um peeling que atinge a camada córnea da pele com profundidade de 0,06 mm, que causam apenas um eritema na pele, com leve esfoliação, o que permite uma rotina normal na vida do paciente.
2- Superficial: Atinge a camada granulosa até a basal, com profundidade de 0,45 mm, causam um eritema profundo com frosting moderado, que são pequenas crostas que se formam na pele.
3- Médio: Chega até a derme papilar, com profundidade de 0,6mm, causa frosting uniforme e mais intenso, provoca descamação intensa e escura, e uma recuperação de 7 a 15 dias.
4- Profundo: Atinge a derme reticular média, com profundidade de 0,8 mm, considerado um procedimento bem mais agressivo que os outros citados, causam muitas crostas espessas e pode ser necessário usar curativos e exige um tempo maior de recuperação, em torno de 3 meses. Geralmente se utiliza o Fenol e solução de Backer.
Existem também os peelings combinados, onde na mesma sessão de tratamento se usam 2 tipos de produtos para potencializar a ação do peeling e obter um melhor resultado.
Você pode fazer um peeling para atenuar problemas estéticos na sua pele, mas, é importantíssimo seguir todas as recomendações pós peeling, usando sempre o protetor solar, não se expor ao Sol, hidratar muito a sua pele, não remover as crostas. São esses cuidados pós peeling que vão garantir um bom resultado do seu tratamento e sua satisfação, com uma pele bonita, rejuvenescida e sem manchas.

Envelhecimento da pele, rugas, acne, manchas se algum destes problemas te incomoda com certeza existe um tratamento adequado para você. Como você pode ver, existem muitas opções no mercado, mas somente um Dermatologista ou Esteticista poderá indicar o tratamento mais adequado para cada caso, somente um profissional qualificado pode aplicar um peeling com segurança e assim obter um bom resultado.

Vale lembrar que existem outros tratamentos para manchas e rejuvenescimento como o Laser, que é um tratamento que atua mais profundamente na pele, onde é necessário um maior tempo de recuperação do paciente, porque a pele descama muito e depois surge uma pele renovada livre das manchas e mais rejuvenescida. O peeling por sua vez com seus vários tipos de intensidades pode ser feito todo o ano, sendo os mais suaves recomentados para quem quer um resultado rápido e que não atrapalhe a sua vida cotidiana. Então não recomendo um peeling mais agressivo nesta época festiva do ano, porque ele vai exigir um maior tempo de recuperação da pele que pode descamar muito, os peeling mais leves são melhores indicados para este período, afinal você não vai querer passar as festas com a pele descamando, então escolha com cautela o seu tratamento e boas festas, sem rugas e com pele radiosa!

Por, Fátima Mendes

Referências:

http://www.ehow.com.br/diferenca-entre-alfahidroxiacido-betahidroxiacido-fatos_264653/
http://www.prosadeumaesteticista.net/alfa-hidroxiacidos-o-que-sao-e-para-que-serve/
http://www.esteticas.com.br/peeling-quimico-rejuvenescimento-rugas

O que é o peeling químico e quais seus benefícios?


http://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/10/2286/2013_58.pdf

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *