Dicas para evitar o desperdício de água

águaVocê já parou para pensar no quanto de água utilizamos no nosso dia-a-dia? E já pensou que esta quantidade pode diminuir com o reaproveitamento?

Segundo a Sabesp, em um banho de ducha de duração de 15 minutos, gasta-se 135 litros de água. Se você diminuir o tempo de registro aberto para 5 minutos, fechando-o ao ensaboar-se, este gasto cai para 45 litros. Destes 45 litros que iriam ralo abaixo, você poderá guardar parte ou o total deste volume, usando uma bacia ou balde grande. Podendo ser reaproveitado para descarga ou limpeza da casa, por exemplo.

Em um ciclo normal, uma máquina com capacidade de 8Kg utiliza por volta de 120 litros de água por ciclo. Ou seja, 60 litros no ciclo com sabão, e 60 litros no ciclo para enxágue. A água do enxágue pode ser utilizada para novas lavagens, regar jardins, limpeza da casa e descarga. Basta comprar um balde/lixeira de no mínimo 60 litros e acoplar a mangueira da máquina neste para armazenar a água. Caso necessário, compre em uma casa de material de construção um pedaço de mangueira para aumentar a extensão da sua, para alcançar o balde.

Mas não vamos esquecer de mudar também velhos hábitos, que às vezes nem notamos o quanto desperdiçam água: ao escovar os dentes, mantenha a torneira fechada; ao lavar a louça, abra a torneira apenas para enxaguá-la; se tiver lava-louças, opte por usá-la, pois gasta menos água do que lavar à mão; utilize a máquina de lavar roupas sempre na capacidade total e nunca lave o carro e calçada com mangueira, sempre utilize um balde. Outra boa ideia é aproveitar para hidratar e pentear os cabelos enquanto ensaboa o corpo, com chuveiro fechado, claro!

Seguindo estas dicas, você economizará pelo menos 100 litros de água, o que é praticamente a quantidade de água que cada pessoa necessita por dia para atender as necessidades de consumo e higiene, segundo a Organização das Nações Unidas.

O Planeta Terra agradece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *