E VIVA DIA DA NATUREZA

O dia da natureza é comemorado no dia 4 de Outubro, um dia criado para conscientizar a todos da importância de preservar a natureza, mas existe um porque desta data tão especial ser comemorado no dia 4 de Outubro, é a data que se comemora o dia de São Francisco de Assis, o Santo nasceu em Assis, Úmbria na Itália em 1182 e renunciou a riqueza para viver como pobre, já que sua família era uma das mais ricas da época. São Francisco ficou conhecido por ser defensor da Natureza, principalmente dos animais.

O dia da natureza é principalmente um dia para refletir as ações do homem no meio ambiente e seus impactos. É do meio ambiente que retiramos a maior parte de nossos recursos necessários para a sobrevivência. Se pensarmos bem quase tudo vem da natureza: a água, os alimentos, o vestuário etc. As matérias-primas são essências para produzir o que necessitamos no nosso dia a dia, desde roupas, maquinários para indústrias, material para nossas casas, medicamentos, cosméticos, alimentos, energia, combustível, etc.

Resultado de imagem para jardim wallpaper

O homem por vezes se esquece que sem a natureza seria impossível habitar o planeta Terra, e muitas vezes nosso planeta é agredido por ações humanas que provocam a perda de grandes áreas verdes como na Amazônia. A poluição do meio ambiente causa grandes problemas, principalmente a poluição do ar que pode causar doenças como a bronquite asmática, e inflamações que causam sintomas de ardência nos olhos, nariz e garganta, sintomas estes das conhecidas renites, faringites, traqueites. Podemos ver que em dias de inverno e quando por muito tempo não chove os Pronto Socorros dos Hospitais estão sempre cheios principalmente de crianças e pessoas idosas, que são mais debilitados.

A Natureza com certeza sofre um grande impacto negativo causado pelo homem como quando o lixo é descartado de maneira inadequada, causando a poluição do meio ambiente. Muitas ações que não nos damos conta impactam diretamente no meio ambiente como: o tempo gasto no banho, o uso do automóvel, fumar um simples cigarro, etc, são atos que passam despercebidos em nossa rotina diária, mas que causam impacto direto no meio em que vivemos.

Outro impacto que podemos citar são os grandes desmatamentos, as queimadas e uso de produtos químicos na agricultura. Tudo isso afeta e agride de maneira constante a natura, a nossa mãe terra.

O dia da Natureza é um dia para o mundo parar e pensar no que está sendo feito para preservar o nosso planeta? Como podemos fazer a nossa parte? Quais atitudes posso ter para ajudar a preservar a natureza?
Respondendo a algumas dessas perguntas, podemos com atos simples contribuir para proteger nosso planeta, como: Demorar menos no nosso banho, assim economizamos água e energia. Deixar o carro em casa e utilizar os meios de transporte ou a bicicleta, com isso poluímos menos o meio ambiente. Separar o lixo eficazmente para otimizar a reciclagem, usar materiais reciclados quando possível. Comer menos carne, porque a produção de carne causa um grande impacto no meio ambiente. Optar sempre por produtos produzidos livres de agrotóxicos, como na agricultura orgânica.
Essas são algumas coisas simples que podemos fazer para ajudar a preservar a natureza, para garantirmos um mundo melhor para todos.

Por, Fátima Mendes

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-natureza.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/calendario-comemorativo/dia-de-sao-francisco-de-assis
http://www.saudetotal.com.br/artigos/meioambiente/poluicao/spdoencas.asp

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *