Entenda os símbolos de reciclagem de plástico

Você já reparou que as embalagens plásticas têm diferentes números dentro do triângulo, que é o símbolo da reciclagem? Isso acontece porque nem todo plástico tem a mesma composição. Cada número indica um tipo de plástico e ajuda na correta separação, reutilização e reciclagem do material.

Imagem

 

1. PET – Polietileno Tereftalato

Usado em garrafas para refrigerante, água, óleo comestível, molho para salada, anti-séptico bucal e shampoo. O material originado da reciclagem de PET é utilizado na fabricação de fibra para carpete, tecido, vassoura, embalagem de produtos de limpeza e acessórios diversos.

2. PEAD – Polietileno de Alta Densidade

Usado em garrafas para iogurte, suco, leite, produtos de limpeza, potes para sorvete e frascos para shampoo. Após reciclagem, o PEAD é utilizado para a fabricação de frascos para produtos de limpeza, óleo para motor, tubulação de esgoto e conduite

3. PVC – Policloreto de Vinila

Composição de berços para biscoitos, frascos para anti-séptico bucal e produtos de higiene pessoal. Após a reciclagem, é utilizado na fabricação de mangueira para jardim, tubulação de esgoto, cones de tráfego e cabos.

4. PEBD – Polietileno de Baixa Densidade

Usado em embalagem para leite, iogurte, saquinhos de compras e frascos squeezable. Dá origem a envelopes, filmes, sacos para lixo e tubulação para irrigação.

5. PP – Polipropileno

Composto dos potes para margarina e sorvete, tampas, rótulos, copos descartáveis e embalagem para biscoitos. Utilizado na fabricação de caixas e cabos para bateria de carro, vassouras, escovas, funil para óleo, caixas e bandejas.

6. PS – Poliestireno

Usado em copos e pratos descartáveis, pote para iogurte, bandejas e embalagem para ovos. Utilizado para a fabricação de placas para isolamento térmico, acessórios para escritório e bandejas.

7. Outros

Símbolo encontrado em embalagem multicamada para biscoitos e salgadinhos, mamadeiras, CD, DVD e algumas utilidades domésticas. Estes plásticos são reaproveitados para fabricação de madeira plástica e para reciclagem energética, processo onde é aproveitado o valor calorífico do resíduo plástico.

Fonte: Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol.18, nº2, pp. 119-125. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *