PELE PERFEITA, DICAS PARA DIMINUIR A OLEOSIDADE E SE LIVRAR DE CRAVOS E ESPINHAS.

A maioria dos brasileiros tem a pele de mista à oleosa, e tem dificuldades em controlar o excesso de oleosidade da pele o que provoca o aparecimento de cravos e espinhas.

Um dos primeiros passam para cuidar bem da sua pele é saber identificar o seu tipo de pele para poder saber que tipo de tratamento fazer ou produto mais adequado para a sua pele.

Você sabe identificar seu tipo de pele?

Vou falar dos tipos de pele mais comuns aqui:
Resultado de imagem para pele mista rosto

Pele mista: É uma pele com mais oleosidade na região central do rosto conhecido como zona T: Queixo, Nariz e Testa e nessa região os poros são mais dilatados.

Resultado de imagem para pele seca rosto
Pele seca: É uma pele sem brilho, que tem tendência a repuxar se não for bem hidratada, os poros são bem fechados e a pele tem tendência a ser mais sensível

Resultado de imagem para Pele oleosa
Pele Oleosa: É uma pele que tem poros mais dilatados, costuma brilhar devido à oleosidade, tem tendência ao aparecimento da acne, com comedões (Cravos) e espinhas.

Uma pele bonita e saudável também está relacionada ao que você come, evite frituras e alimentos muitos oleosos e beba muita água.

Como controlar a oleosidade da sua pele e diminuir o aparecimento de cravos e espinhas?

Algumas dicas preciosas para você que tem pele oleosa para fazer em casa e no dia a dia:

1- Higienizar a pele corretamente é fundamental para diminuir a oleosidade. Uma higienização correta se inicia com um bom sabonete ou leite de limpeza adequado ao seu tipo de pele e logo depois você deve tonificar a pele com um tônico para pele oleosa para equilibrar a pele.

2- Uma vez na semana ou duas no máximo, você deve esfoliar o rosto para retirar as células mortas e também essa esfoliação vai retirar alguns pontos pretos, aqueles mais superficiais. Atenção para as peles com acne que possuem espinhas inflamadas, estas não devem esfoliar par anão causar lesões.

Resultado de imagem para como tratar pele oleosa3- Muitos pensão que lavar o rosto muitas vezes ao dia é o ideal para diminuir a oleosidade, mas não é assim que funciona. O ato de lavar o rosto muitas vezes ao dia vai aumentar a oleosidade da sua pele, porque as glândulas sebáceas que produzem o sebo vão produzir mais oleosidade para compensar essa falta da oleosidade natural. A dica é lavar o rosto pela manhã e a noite antes de dormir, nesses intervalos você pode usar um lenço úmido ou de papel apenas para retirar o excesso de oleosidade da sua pele.

4-Nada de dormir com maquiagem, porque os poros ficam obstruídos e poderá causar a acne. Higieniza muito bem a pele do rosto antes de dormir e use sempre produtos adequados ao seu tipo de pele.

5-A pele precisa ser hidratada, mesmo sendo oleosa, mas use um cosmético adequado ao seu tipo de pele. Hoje no mercado de cosmética existem várias marcas de produtos para peles mista ou oleosa.

6-O filtro solar hoje em dia eu considero obrigatório para proteger a pele da ação nociva dos raios solares, mas use sempre um adequando a sua pele de preferência aos géis que são formulações mais leves que os cremes.

7-A maquiagem como as bases devem ser especificas para pele oleosa, com toque seco. Existem bases com componentes específicos para pele oleosa como o ácido salicílico que diminui a oleosidade da pele.

9-As máscaras são parte importante do tratamento de pele: Uma máscara excelente para controlar a oleosidade da pele é a de argila verde que geralmente é em pó, você mistura com água ou uma loção adstringente e aplica no rosto por 15 minutos e pode utilizar uma vez na semana. A argila verde diminui a oleosidade e desintoxica a pele.

10-Outra dica é nunca colocar as mãos sujas no rosto, porque suas mãos são fonte de bactérias e isso só piora o quadro da acne se for o caso.

A oleosidade e acne da pele que incomoda muito principalmente na fase da adolescência podem e devem ser tratados adequadamente, alguns tratamentos básicos, mas fundamentais para uma pele saudável são:
Resultado de imagem para limpeza de pele

1- A limpeza de pele, feita por um profissional como Esteticista ou dermatologista, onde se extraem todos os comedões (pontos negros). Essa limpeza pode ser feita uma vez ao mês ou a cada 15 dias dependendo do caso.

2- A Drenagem Linfática Facial é outro tratamento excelente para peles oleosas ou com acne, porque remove as toxinas da pele e ajuda na cicatrização no case de uma acne mais acentuada.

3- Os Peelings controlam a oleosidade, mas principalmente amenizam cicatrizes deixas pela acne. Os mais usados são acido mandélico, fenol, salicílico etc. São usados por profissionais habilitados para sua aplicação e existem em várias concentrações, cada caso deve ser avaliado para ver qual o tipo de peeling e concentração mais adequada ao tratamento.

Uma pele dos sonhos você pode ter com certeza cuidando adequadamente do seu rosto de forma prática, realizando os passos de higienização que se tornaram um ritual prazeroso e natural, principalmente quando você obtiver resultados visíveis: uma pele livre da oleosidade, saudável e bonita.

Fátima Mendes

Referências:

http://www.minhavida.com.br/beleza/galerias/3373-nove-segredos-para-controlar-a-oleosidade-da-pele
http://esteticistafatimamendes.blogspot.it

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *