QUAL A IMPORTÂNCIA DO USO DO FILTRO SOLAR?

Os filtros solares, hoje se tornaram produtos importantes e necessários para manter a proteção e saúde de nossa pele que é exposta sempre continuamente aos efeitos dos raios solares.

Você sabe o que significa  FPS?Resultado de imagem para FILTRO SOLAR

Significa Fator de proteção solar que mede a proteção contra os raios UVB (raios muito nocivos ao nosso organismo, são parcialmente absorvidos pela camada atmosférica da Terra), mas não mede a proteção contra os raios UVA (raios que penetram profundamente na pele e fator principal de envelhecimento cutâneo e predisposição às alergias e câncer de pele), a numeração do FPS pode variar de 1 à 100. A sigla UV significa os raios Ultravioleta, que são os diferentes raios solares emitidos pelo sol. Estes raios solares não são visíveis, mas estão agindo em todas as épocas do ano, seja no verão ou inverno, com maior incidência nas estações mais quentes do ano. Quanto mais alto o FPS maior será a proteção que ele oferece. A regra é que quanto mais clara for a pele mais alto deve ser o fator de proteção.

Durante todo o ano estamos expostos à ação dos raios UV e por isso devemos nos conscientizar da importância do uso adequado de uma proteção solar.

Falando em proteção solar, você sabe quais são os efeitos dos raios solares sobre a nossa pele?

1-Bronzeamento: O bronzeamento na verdade já é um dano a pele, porque a pele para se proteger dos raios solares produz mais melanina que é a substância que dá a cor mais escurecida à pele.Resultado de imagem para efeitos dos raios solares na pele

2-Queimaduras: Ocorre quando se expõe prolongadamente ao Sol sem proteção adequada, pode acontecer em diferentes graus que se inicia geralmente com um Eritema (vermelhidão).

3-Fotodermatoses: sardas, manchas, rosácea, etc.

4-Fotoenvelhecimento: Danos a produção do colágeno e elastina.

5-Câncer de pele: A exposição solar inadequada é uma das principais causas deste tipo de câncer. Um exemplo é o melanoma nas pálpebras.

6-Desidratação: Secura da pele ao toque e sensação rugosa.

7-Lesões oculares: Doenças com a catarata podem surgir por danos acumulados ao longo da vida por exposição solar.

Resultado de imagem para FILTRO SOLAR
Qual Filtro Solar Usar?

Agora que você já sabe os problemas que a exposição solar inadequada pode causar, está na hora de saber qual o Filtro Solar mais adequado para começar a se proteger. O Sol tem efeitos cumulativos na pele, mas sempre é hora para iniciar a se cuidar. Escolha o filtro solar mais adequado a seu tipo de pele como por, exemplo: Em Gel ou Emulsão são mais adequados a peles oleosas e mistas e em textura creme para peles mais secas.

Também você deve considerar que existem os filtros físicos e químicos:

Físico: Protege contra os raios UVA e UVB, composto por de óxido de zinco e ou dióxido de titânio(elementos naturais), este tipo de filtro reflete a luz solar,155555555555555 funciona como um bloqueador. Tem efeito imediato logo após sua aplicação e é um pouco mais espesso e alguns podem deixar seu rosto esbranquiçado.

Químico: Composto de ingredientes químicos que penetram nas primeiras camadas da pele. Os raios solares penetram na pele, mas não causam danos. Demora cerca de 20 minutos para fazer efeito, espalha fácil e se torna imperceptível na pele.

Os melhores filtros solares devem proteger a pele dos dois tipos de UV e sempre você deve aplicar se for um filtro químico 20 minutos antes de se expor ao Sol e reaplicar depois de atividades físicas, como natação e corrida por, exemplo a cada 2 horas ou 3 horas.

Os filtros solares físicos são mais recomendados pelos dermatologistas por não conter agentes químicos.

Você deve usar no mínimo o FPS 15 que já  filtra 93,3% da radiação ultravioleta B, enquanto o FPS 30 evita 96,7% e o FPS 50 protege em 98%, enquanto o de FPS 100 protegê 99%.Como se pode ver não existe uma grande diferença nas porcentagens de proteção dos filtros.

Outro fator importante é você aplicar corretamente o seu filtro solar, não esquecendo das orelhas, pescoço e colo e usar diariamente mesmo em dias nublados, porque 80% dos raios ultravioleta ultrapassam as nuvens.Uma dica também é você proteger também as suas mãos e você pode aproveitar para usar o mesmo filtro do rosto nas mãos.

Hoje em dia existem também produtos muito funcionais, como as maquiagens com fator de proteção, como as bases e pós sendo também uma boa opção de proteger no dia à dia.

Escolha a melhor opção que se adapte às suas necessidades e curta o Sol e um bronzeado saudável, mas com proteção contra os danos solares.

Até mais,

Fátima Mendes

Referências:

Significados de UVA e UVB disponível em

https://www.significados.com.br/uva-e-uvb

Entenda os Filtros Solares disponível em

http:// www.dermatologia.net/cat-a-pele/ entenda-os-filtros-solares

Efeitos do Sol na Pele disponível em

https://www.sbcd.org.br/pagina/1716

Como funciona o FPS disponível em

http://saude.hsw.uol.com.br/spf.htm


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *